CENTRO DE APOIO À MULHER DE PONTA DELGADA
História
O Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada (então designado de Centro Comunitário de Apoio à Mulher) iniciou a sua atividade em 1997, nas instalações do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, com a abertura de um espaço de atendimento e uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência e seus/suas filhos/as. O dia da inauguração da casa abrigo, a 30 de outubro de 1997, foi a data escolhida para comemorar o aniversário da associação.
Foi financiado pelo Fundo Social Europeu, a partir de 1 de Abril de 1998, através da Iniciativa NOW (New Opportunities for Women) e teve como entidade promotora a Associação dos Centros Paroquiais da Ilha de S. Miguel, com o projeto “Centro Comunitário de Inserção Sócio-Laboral da Mulher”.
Entre 1997-1999, o projeto visou a formação de mulheres, em diversas áreas, nomeadamente, em tarefas domésticas, apoio ao domicílio e competências parentais. A formação teve como objetivo a aquisição de competências pessoais e sociais, bem como a promoção da igualdade entre os sexos e o combate da violência no contexto familiar. No decorrer das sessões de formação, as técnicas detetaram que algumas das mulheres apresentavam indícios de violência por parte do marido/companheiro, pois estes acompanhavam-nas até a essas sessões, exercendo controlo sobre estas. Foi, então, necessário redirecionar a atuação, de forma a apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica.
O projeto “Centro Comunitário de Inserção Sócio-Laboral da Mulher” terminou em dezembro de 1999 e, a partir de janeiro de 2000, passou a ser financiado através do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Oliveira, pelo Instituto de Acção Social e pelo Comissariado Regional do Sul da Luta Contra a Pobreza.
De 1999 a 2001, o Centro Comunitário de Apoio à Mulher funcionou na Rua Luís Soares de Sousa, sendo que, em 2001, mudou a sua sede para a Rua João do Rego de Cima.
No final de 2002, adquire o estatuto jurídico enquanto associação e passou a denominar-se Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada. Desde o início de 2003, enquanto IPSS sem fins lucrativos, passou a funcionar como associação autónoma, e foi constituída por iniciativa de particulares. É uma organização não governamental que procura responder às necessidades das vítimas de violência doméstica.
Em 2006, é inaugurada a segunda casa abrigo passando, a partir dessa data, a utilizar-se a a seguinte designação: casa abrigo Azorina e casa abrigo Vidalii.
No ano 2009, foi efetuada a mudança de instalações da sede da instituição, para a rua Coronel Chaves.